Início A Rádio Notícias Conectado Descontração Contato
Anny Oliveira
No Ar
Anny Oliveira
Retratos e Canções
22:00 às 00:00
Ouça Ao Vivo Peça Sua Música
Notícia Voltar
FVS registra mais de 50 mortes por desnutrição em 2016 no Amazonas FVS registra mais de 50 mortes por desnutrição em 2016 no Amazonas

Publicado em: 18/08/2016 às 09:20h, visualizado 369 vezes.

(G1)
Aumentar fonte Diminuir fonte

Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontam um aumento nos casos de morte por desnutrição no Amazonas. A Fundação registou entre o período de janeiro a junho deste ano 56 casos, o que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2015.
No ano passado, foram constatados 49 casos de morte por desnutrição registrados no sistema de informação da FVS. O diretor presidente Bernardino Albuquerque afirma que o poder aquisitivo da população está diretamente ligado ao aumento dos casos.
"No geral temos principalmente a questão da diminuição do poder aquisitivo, da pobreza. São fatores macros que estão relacionados a isso", comentou. A nutricionista Celme Barroncas ressalta que o atendimento médico nestes casos é necessário.
"O atendimento médico é fundamental. É necessário avaliar através de exames bioquímicos, para ver onde está a deficiência. Às vezes é uma desnutrição só de proteína, então ele precisa ser avaliado. Às vezes, por causa de uma simples gripe a pessoa acaba desenvolvendo uma pneumonia que pode levar a morte", disse.
Celme afirma que o período de recuperação varia de pessoa para pessoa. Em casos de restrição alimentar, um paciente adulto pode não aceitar o tratamento. Já no caso das crianças, a aceitação é maior, entretanto o grau de desnutrição pode influenciar no tempo de recuperação, que varia de um a três meses.
A nutricionista destaca que casos de morte por desnutrição podem ocorrer, independente da idade do paciente.
"Vai depender muito do estado da deficiência, porque se esse indivíduo teve um quadro, por exemplo, de diarreia, ela desnutre e desidrata. Em um quadro anêmico, o paciente perde a vontade de comer, pede forças, e quando come, acaba se sentindo mal. O corpo rejeita e com o tempo isso pode levar a morte", concluiu.


Publicidade
© Copyright 2010 - 2018. :::: Rádio Serrote FM 105,9 - Serrolândia - BA :::: Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: SAOL - Sistema de Administração Online